O que é Alta Performance Humana?

Atualizado: 18 de Nov de 2019



Muito se confunde alta performance com resultados. Resultado é o produto final que você é capaz de entregar. Em geral, resultado se limita a algo que foi produzido ou executado. O resultado é um dado da realidade que pode facilmente ser mensurado em termos quantitativos sem, obrigatoriamente, requerer uma análise mais qualitativa.


Performance ou desempenho é a relação entre o resultado e a energia, o esforço, o tempo e o investimento que foram necessários empreender de forma a demonstrar a melhor relação do tripé: eficácia, eficiência e efetividade.


Eu arriscaria dizer que Alta Performance é a melhor relação entre energia despendida, tempo necessário e resultado obtido. No estado de alta performance, não necessariamente o tamanho do resultado será proporcional ao esforço e o tempo investidos. Há uma relação qualitativa entre as forças. A qualidade da energia e do tempo, não necessariamente a quantidade, é que dão as cartas e determinam o maior e melhor desempenho.


Agora, como isso acontece no ser humano? O que é Alta Performance Humana?


Somos o resultado da relação de forças internas e externas que agem constantemente em nós. As forças externas são os desafios postos pela realidade que oportuniza, mas oprime e dificulta ao mesmo tempo.


Já as forças internas poderíamos dizer que se dividem em forças impulsionadoras e forças repressoras. O conjunto ou repertório de experiências, pensamentos, sentimentos e desejos que, em ação conjunta e memorizada, determinam nosso estado mental e emocional potencializando a performance ou comprometendo-a.


De forma brilhante, Gallwey propõe que a alta performance humana é o aumento das forças impulsionadoras (potenciais) e a redução das forças repressoras (interferências). É, na verdade, um estado de mente e de espírito dotado de poder e extremamente prazeroso.


Isso quer dizer que para alcançarmos um estado pleno de alta performance devemos ser capazes de não só mobilizar e alavancar nosso potencial, mas, ao mesmo tempo, reduzir as interferências das convicções, dos medos e das dúvidas que nos paralisam e nos impedem de enxergar novos caminhos e possibilidades.

61 visualizações

© 2017 por Self2 Performance Humana. Todos os direitos reservados.