O Poder do Autoconceito Positivo



"O indivíduo tem dentro de si amplos recursos para autocompreensão, para alterar seu autoconceito, suas atitudes e seu comportamento autodirigido".

Carl Rogers


A pessoa te procura pedindo um conselho ou uma ajuda. Você, na melhor das intenções, gasta uma energia danada pra entender a situação e elaborar uma boa aula ou, quem sabe, um bom conselho. Porém, surpreendentemente, a pessoa vai embora e faz tudo diferente do que você falou ou, ainda pior, não faz absolutamente nada do que foi ensinado ou combinado!


Já passou por isso? Você estava no papel de professor ou de aluno? De mestre ou de discípulo?


Não importa! O importante é compreender que o ser humano só faz o que, de alguma forma, faz sentido para ele. Nós só entramos em ação quando temos convicção que somos capazes e há uma lógica interior bem clara de sentido e propósito naquilo que estamos fazendo.


O que quero dizer é que a mudança de um comportamento só é possível quando internamente somos capazes de mobilizar nossos recursos a partir de um autoconceito positivo que está diretamente ligado a um sistema de crenças de que podemos realizar algo que está ao nosso alcance e, não necessariamente, no alcance dos outros.


Encontrar ou reencontrar aquilo que você acredita ser capaz é a tônica do momento. Qual o tamanho do seu sonho? O que você precisa fazer para realizá-lo?


Nesse primeiro momento, mesmo que você não acredite que possa realizar tão grande coisa, DÊ O PRIMEIRO PASSO!


Mesmo a "passos de formiguinha", INICIE O PROCESSO!


Faça o que você acredita ser possível hoje e conclua pequenas ações. Naturalmente, avance na medida em que for surgindo novas ideias e possibilidades dentro do que você está acreditando ser capaz de fazer.


Simultaneamente, um sentimento de poder, energia e força irá se estabelecer em você de tal forma que após alguns dias dessas pequenas ações, você poderá se surpreender com o que está ousando fazer.


A ideia não é fazer para sentir esse vigor, mas fazer até sentir!!!

12 visualizações

© 2017 por Self2 Performance Humana. Todos os direitos reservados.