Emprego, Carreira ou Vocação?

"Não é normal saber o que queremos. É uma realização psicológica rara e difícil".

Abraham Maslow


Ao ouvir essa musicista executar sua sinfonia, você seria capaz de afirmar que a relação que ela guarda com seu trabalho é de emprego, carreira ou vocação?


O sistema trabalhista e social nos impõe algumas regras de sobrevivência cujos fundamentos quase nunca foram pensados para promover a liberdade de escolha e de expressão do ser humano.


É claro que todas essas três dimensões do trabalho se sobrepõem na realidade e somente cada um de nós é capaz de saber o que tem predominado e o quanto disso tem sido fruto de nossas póprias escolhas.


É possível ser feliz em todas as três dimensões. A diferença está no alinhamento de seus objetivos pessoais com o que cada uma delas pode te dar. O sofrido sentimento de impotência diante da sua realidade laboral ou empresarial pode estar diretamente relacionado a esse desalinhamento.


No emprego, o trabalho é uma atividade bem instrumental em que tudo é feito basicamente em função de um salário. Não há envolvimento pessoal e a satisfação parece estar mais relacionada ao sustento que possibilita suprir necessidades em outras áreas da vida.


Já a concepção de carreira tem uma íntima relação com o desejo de sucesso pessoal, realização e status social. Não basta suprir necessidades ou desejos materiais, é preciso criar, expressar, provar e glorificar a si mesmo como forma de dar sentido e propósito naquilo que se faz.


O trabalho como vocação já traz uma ideia de algo que pulsa de dentro e expressa um dom natural. Aqui, a palavra trabalho soa até contraditório, pois não há o peso da obrigatoriedade e o sentimento de prazer é elevadíssimo. Numa outra perspectiva, o trabalho como vocação ocorre quando suas forças pessoais, ou de caráter, estão ativas e plenamente aplicadas nas atividades laborais diárias.


O que conecta todas essas dimensões do trabalho é a realização. A realização talvez seja a busca comum entre todos nós. Realizar-se na vida pessoal, profissional e empresarial é o objetivo.


Qual é a realização que você deseja na sua vida?


Decida hoje qual é a melhor forma de você se relacionar com o trabalho para que essa realização se torne uma realidade. Se necessário for, mude de emprego, ingresse numa carreira ou viva sua vocação!

1 visualização

© 2017 por Self2 Performance Humana. Todos os direitos reservados.